Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 27 de novembro, nas dependências da escola municipal Horizonte l, a formatura de 60 alunos dos 5º anos que participaram do programa educacional de resistência as drogas (PROERD).
O programa foi desenvolvido pela policia militar, contou com o apoio da prefeitura de Zortéa, através da secretaria municipal de educação.
Estiveram presentes no evento, o comandante da 2ª Cia de 26º BPM major PM Vilmar Rosa, comandante do destacamento de policia militar de Zortéa, 3º sargento PM Getulio Guilherme Ferreira Barasuol, representando a câmara de vereadores, vereador Élio João Maria Rodrigues, secretaria municipal de educação Vanessa Pelissari, diretora da escola horizonte núcleo l Maria Lucia Bernardi, prefeita Rosane Antunes Pires Infeld, além de professores e familiares dos alunos.
O PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, é baseado no Programa D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido em 1983 pela polícia de Los Angeles no Estado da Califórnia, que, desde o seu surgimento vem avançando em muitos países e alcançando notoriedade em termos de prevenção as drogas, violência e orientando condutas.
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre polícia militar, com o profissional devidamente capacitado, escola, família, e comunidade, com o objetivo de orientar o estudante sobre o que são e os riscos do uso de drogas, bem como orientar sobre regras de convivência e segurança evitando a violência e reforçando a prática de boa conduta.
No Brasil o programa foi implantado em 1992, sendo que em Santa Catarina iniciou em 15 de março de 1998 no Município de Lages, na Escola Básica Pedro Candido. Essa atividade em pouco tempo atingiria números inimagináveis.
Hoje o PROERD está presente em todos os municípios do nosso estado.
REDAÇÃO DESTAQUE
Como forma de expressar seus conhecimentos os alunos foram desafiados a desenvolver uma redação, onde a melhor redação de cada turma receberá uma medalha, e a melhor redação do município recebeu ainda uma bicicleta.
Os alunos da redação destaque de cada turma para receberam a medalha de honra ao mérito.
Do 5º ano matutino da professora Roseli. A aluna Livia Gabriele Prestes Massom
Do 5º ano da professora Carla. A aluna Maria Vitória da Silva Gonçalves
Do 5º ano vespertino da professora Roseli. A aluna Talia Gabriele da Silva Machado
REDAÇÃO DESTAQUE DO MUNICÍPIO
Uma destas três redações ganhou destaque e sua autora foi comtemplada com uma bicicleta.
A ganhadora foi a aluna, Talia Gabriele da Silva Machado.
O Sargento e instrutor do PROERD Diego Vetorazzi expressou satisfação com o resultado do evento, que destacou a importância de dizer “não” às drogas.
O instrutor destacou que o foco do programa são os alunos do quinto ano, uma faixa etária em que as crianças ainda estão sob a supervisão direta dos pais.
O PROERD, que chegou a Santa Catarina em 1998, já formou mais de 3 milhões de estudantes no estado.








