• Home
  • Sobre Nós
  • Contatos
quarta-feira, 24 junho, 2026
No Result
View All Result
Enfoque Zortea
  • Home
  • Economia
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Polícia
  • Política
  • Videos
  • Home
  • Economia
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Polícia
  • Política
  • Videos
No Result
View All Result
Enfoque Zortea
No Result
View All Result
Home Mundo

Lula deixa a Casa Branca após reunião com Trump

Webmundo por Webmundo
7 de maio de 2026
A A

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Casa Branca, em Washington, após reunião seguida de almoço nesta quinta-feira (7) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O encontro durou cerca de três horas, com participação de ministros de ambos os países. A expectativa era que Lula e Trump atendessem à imprensa no Salão Oval, mas o plano foi alterado e o líder brasileiro deverá falar com jornalistas na sede da embaixada brasileira na capital norte-americana ainda nesta tarde.

Em postagem nas redes sociais, Trump informou que discutiu com Lula “muitos tópicos”, incluindo questões comerciais e tarifas.

“A reunião foi muito produtiva. Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário”, escreveu o presidente norte-americano, que chamou Lula de “muito dinâmico”.

Lula chegou à Casa Branca pouco depois do meio-dia (horário de Brasília). O encontro foi previamente negociado pelas equipes dos dois países, com a expectativa de tratar diversos temas, como comércio, combate ao crime organizado, além de questões geopolíticas e de minerais críticos.

 


Washington (DC), 07/05/2026 - Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, chega para encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula chega para encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca – Foto: Ricardo Stuckert/PR

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No mês passado, Brasil e Estados Unidos anunciaram um acordo de cooperação mútua visando combater o tráfico internacional de armas e drogas.

A parceria prevê o compartilhamento de informações sobre apreensões feitas nas aduanas dos dois países, de forma a viabilizar uma investigação célere de padrões, rotas e vínculos entre remetentes e destinatários de produtos ilícitos.

Fazem parte da comitiva presidencial os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Justiça e Segurança Pública, Wellington César; da Fazenda, Dario Durigan; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Histórico

A relação comercial entre Brasil e Estados Unidos atravessa, desde 2025, uma fase de tensões decorrentes da política tarifária adotada pelo presidente Donald Trump, que retomou medidas protecionistas já observadas no seu primeiro mandato.

O ciclo de disputas começou com a imposição de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, afetando diretamente o Brasil – um dos principais fornecedores desses produtos ao mercado norte-americano.

As justificativas apresentadas pelos EUA para tais medidas combinavam argumentações econômicas e políticas.

Houve também críticas à Suprema Corte do Brasil, no contexto das decisões do Judiciário brasileiro relacionadas ao processo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelos atos golpistas que culminaram com o 8 de janeiro de 2023.

Em abril, os Estados Unidos adotaram tarifas adicionais sobre diversos produtos brasileiros, sob o argumento de falta de reciprocidade comercial. O governo brasileiro intensificou algumas tratativas diplomáticas e, mais adiante, levou o tema à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Além disso, o Brasil fortaleceu alguns de seus instrumentos legais, como medidas de reciprocidade e retaliação, na tentativa de evitar uma escalada ainda maior por parte do governo dos EUA.

No fim de 2025 e no início de 2026, houve recuo parcial dos Estados Unidos, com exclusões de produtos e substituição do tarifaço por uma tarifa global temporária de cerca de 10%. Setores como aço e alumínio, porém, seguem com taxas elevadas.

Leia Também

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
Mundo

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Fujimori se aproxima da presidência do Peru e Sánchez convoca protesto
Mundo

Após longa apuração, Keiko Fujimori é eleita presidente no Peru

França: 40 pessoas morrem afogadas em meio a onda de calor
Mundo

França: 40 pessoas morrem afogadas em meio a onda de calor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner de teste

RECENTES

Dólar cai 1,6% e fecha em R$ 5,23 com alívio externo

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Categorias

  • Brasil
  • Destaques
  • Economia
  • Esporte
  • Loterias
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Região
  • Sem categoria
  • Videos
  • Zortéa

Contatos

redacao@meuportal.com.br
33 98800-1158

  • Home
  • Sobre Nós
  • Contatos

© 2023 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Economia
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Polícia
  • Política
  • Videos

© 2023 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas